O óleo diesel é um combustível fóssil, obtido a partir da destilação fracionada do petróleo em refinarias. Imprescindível na agricultura, ele contempla basicamente todo o processo produtivo, sendo combustível desde a fabricação de matérias-primas para fertilizantes até o transporte ao consumidor final. 

No Brasil, o consumo do óleo diesel automotivo está situado no transporte rodoviário e no setor de agricultura, ambos de importância vital para a economia. 

Cortar fotografia aérea de trator de colza com um zangão Foto Premium

Como é a regulamentação do preço do diesel?

Refinadores, centrais petroquímicas particulares e, claro, a Petrobras são os responsáveis pela produção do óleo diesel no país.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Lei Federal 9.478/97 (Lei do Petróleo) regulamentam o mercado de óleo diesel brasileiro. Desde janeiro de 2002, as importações deste combustível foram liberadas. Já o preço passou a ficar por conta do próprio mercado.

Em 2008, passou a ser obrigatório que o óleo diesel automotivo seja misturado com o biodiesel, combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais. 

Desta forma, as distribuidoras revendem o óleo diesel já com o biodiesel para postos de abastecimentos, transportadores revendedores retalhistas, os TRR’s, e para consumidores, como as fazendas. A Centerário Diesel é uma TRR, uma vez que realiza a entrega direta de óleo diesel (BS-500; BS-500 aditivados; S-10; S-10 aditivados e marítimo) e Arla 32 ao cliente.

Em função de o preço do diesel sofrer a influência de diversas parcelas, percebe-se que diante de qualquer alteração em uma parte da cadeira incidirá no preço ao consumidor. Nesta linha, por ser utilizado em boa parte das máquinas agrícolas, é notório e inevitável que quando há elevação no preço dos combustíveis, toda a cadeia sinta o efeito do aumento. 

Para que o produtor tenha um melhor controle, uma boa dica é registrar as atividades para que se saiba ao certo a quantidade de combustível e o investimento. Anote em uma planilha as datas de reabastecimento, a quantidade de litros, o preço por litro e o custo total.

Além disso, como estratégia, alguns produtores optam por adquirir diesel em quantidades maiores, o que faz com que os custos sejam reduzidos. Esta alternativa, no entanto, requer estruturas de armazenamento seguras.

A importância do armazenamento correto

Algumas propriedades rurais pouco se preocupam com o armazenamento correto do diesel para o maquinário. Tanques metálicos, embora ainda utilizados, podem gerar corrosão e comprometer a qualidade do líquido.

De fato, é sempre recomendado ter muita atenção à forma como o combustível será guardado, uma vez que o óleo diesel de baixa qualidade tende a acarretar problemas mecânicos. E quem trabalha com a agricultura sabe: quaisquer danos geram altos custos para conserto e prejuízos devido à perda da produtividade. Além disso, a garantia de qualidade e um bom armazenamento também evita possíveis contaminação nos solos. O meio ambiente agradece!

Há 38 anos no mercado

Já conhece a qualidade do óleo diesel Centenário? Investimos em processos, treinamentos e controles constantemente. E o melhor é que já é possível fazer seu pedido online. É só clicar aqui e enviar seu pedido, ágil e fácil. Logo entraremos em contato, com a certeza de firmarmos uma parceria de sucesso para o seu negócio. Você pede, a gente abastece.