Você saberia identificar os principais tipos de óleo diesel?

É impossível falar de energia sem mencionar o óleo diesel. Combustível de origem fóssil, obtido a partir do refino do petróleo, ele é basicamente composto por hidrocarbonetos de 8 a 6 carbonos, contendo ainda baixas proporções de enxofre, oxigênio e nitrogênio.

No que diz respeito ao seu aspecto, trata-se de um fluido oleoso, tóxicos, inflamável, límpido, pouco volátil e com odor bastante característico.

O diesel pode ser empregado como combustível para veículos leves, exceto no Brasil, onde não é permitido. Desta forma, seu uso aqui no país está centrado em caminhões, ônibus, trens, no segmento náutico e também na geração de energia elétrica.

Tipos de Diesel

Vamos ao que interessa. Considerado versátil, e devido ao fato de precisar estar de acordo com as legislações, o diesel existe em diversas versões.

Neste artigo, priorizamos mostrar a você os tipos de diesel de que dispomos aqui no Centenário. Confira!

Diesel Comum S-500

Este tipo de dieseldeve apresentar teor máximo de enxofre de 500ppm (partes por milhão). Comercializado na cor vermelha, ele não recebe aditivos. Seu número de cetano é de no mínimo 42. Esta substância é um índice que mede a capacidade de auto inflamação do combustível. Pode ser utilizado em qualquer veículo a diesel de fabricação anterior a 2012.

Diesel Comum S-10

No diesel S-10, o teor de enxofre máximo é de 10ppm. Comercializado em cor que varia de incolor a amarelada, não é inserido qualquer aditivo. Está disponível para comercialização em regiões metropolitanas e cidades contempladas pela Resolução ANP n.º 65, de 2011. O cetano mínimo, neste caso, é 48. Pode ser utilizado em qualquer veículo a diesel, independentemente do ano em que foi fabricado.

Diesel Extra Aditivado S-500

O S-500 tem teor de enxofre máximo de 500ppm. Nele contêm aditivos detergentes, antiespumantes, anticorrosivos, entre outras propriedades. O número de cetano deve ser de no mínimo 42. Pode ser utilizado em qualquer veículo a diesel de fabricação anterior a 2012.

Diesel Extra Aditivado S-10

Este tipo de diesel tem teor de enxofre máximo de 10ppm. Também é possível encontrar em sua composição aditivos detergentes, dispersantes, antiespumantes e anticorrosivos. Seu número de cetano é 48 e seu uso pode ocorrer em qualquer veículo diesel.

 Diesel Marítimo

O diesel marítimo, destinado a embarcações, tem teor de enxofre máximo de 5000pm. É comercializado na cor amarelada, tem odor forte e característico e é bastante límpido. Seu ponto de fulgor é de 60ºC.

Centenário Diesel: você pede, a gente abastece!

Desde 1982, o Centenário está no mercado revendendo óleo diesel (BS-500; BS-500 aditivados; S-10; S-10 aditivados e marítimo) e Arla 32. Todos com qualidade e garantia de procedência.

Nós vamos até você com toda a energia necessária para o abastecimento da sua frota ou grupos geradores. Esqueça quaisquer transtornos de deslocamento e deixe que a gente se encarrega disso.

Faça sua cotação conosco! Nosso preço é competitivo e o atendimento nota 10. O Centenário está em Canoas, Cachoeira do Sul, Alegrete e Uruguaiana.Contate-nos: 51 3031-3633 (matriz).

tipos-de-óleo-diesel