O melhor óleo sempre será o recomendado pela fabricante do seu veículo. Isso porque cada modelo de motor requer um tipo de lubrificante para manter a temperatura ideal de funcionamento e a pressão no sistema de lubrificação, e principalmente: ele deve garantir uma alta performance e a prolongação da vida útil do motor.

O óleo lubrificante para motor diesel também deve servir para esfriar os componentes mais quentes e vedar o motor contra uma possível passagem dos gases que vem da combustão. É importante definirmos a classificação dos tipos de óleos e desempenho.

Classificação dos óleos básicos

Os óleos de motor podem ser classificados como mineral, sintético ou semissintético. Em geral os óleos de motor SAE 15W-40 são minerais. Já, os óleos SAE 10W-40 e SAE 10W-30 na sua grande maioria são semissintéticos. Os SAE 5W-30, por sua vez, podem ser semissintéticos ou sintéticos.

Óleos minerais: podem ser de base parafínica, naftênica ou mista.

Óleos sintéticos: podem ser classificados em hidrocarbonetos, polialiléster, diéster, silicone, poliésteres perfluorado, fluor e fluorclorocarbonos.

Semissintéticos: o óleo semissintético utiliza base mineral com aditivos sintéticos, o objetivo dos óleos semissintéticos é ter o meio termo e melhorar o custo/benefício.

Classificações de Desempenho

As características de desempenho são informadas pela API (Instituto Americano de Petróleo). Segundo o instituto, os óleos para os motores diesel são indicados pela letra “C” seguida de outra letra. Quanto mais avançada a segunda letra no alfabeto, mais moderno é o lubrificante. as especificações atualmente vigentes são API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4.

O mais importante é entender este exemplo: se um fabricante requer o uso de um óleo API CI-4 em seu manual, um óleo API CJ-4 pode ser utilizado. Mas o inverso não é verdadeiro. Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto.

Faça uma cotação.

A Centenário Diesel é uma empresa atuante no segmento TRR (Transportador Revendedor Retalhista) revendendo óleo diesel (BS-500; BS-500 aditivados; S-10; S-10 aditivados e marítimo) e Arla 32.

A qualidade dos produtos somada à eficiente política de comercialização e ao aprimoramento de todos os serviços nos permite atuar com mais competitividade no mercado, oferecendo melhores produtos e serviços com total segurança e tranquilidade aos nossos clientes.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

Centenário Diesel