Muito se ouve falar sobre o diesel, sua composição e seu futuro. E quanto à melhor opção para uso em diversos motores?

O diesel é um dos mais conhecidos combustíveis derivados do petróleo.

Líquido e de composição robusta, ele é composto por átomos de carbono e hidrogênio, além de menores parcelas de nitrogênio, oxigênio e enxofre.

Diante dos altos números do transporte rodoviário brasileiro, seria inimaginável pensar como seria se o mercado não pudesse contar com este combustível fóssil, tamanho custo-benefício proporcionado.

Iniciamos abordando sobre a composição química do diesel, porque este quesito tem influência direta ao tentarmos responder à pergunta-chave deste artigo.

De acordo com as normas da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o óleo diesel é classificado em duas categorias básicas.

O chamado S1800 é de uso não rodoviária, aplicado na mineração a céu aberto, geração de energia elétrica e transporte rodoviário.

Por outro lado, S-10 e BS-500 destinam-se ao uso rodoviário. são empregados em veículos automotivos, máquinas agrícolas, de construção e industriais. É a respeito destes dois tipos que abordaremos a seguir.

qual-e-o-melhor-diesel

Diesel S-10

Em sua composição, o Diesel S-10 conta com teor máximo de enxofre de 10ppm. Isto significa dizer que existem 10 miligramas de enxofre para cada quilo do líquido.

Tal quantia é muito pouco quando comparada à do diesel tradicional.

O uso do Diesel S-10 é diversificado, abrangendo veículos automotivos, máquinas agrícolas, industriais e de construções.

Tem aspecto bastante claro, quase amarelado. Entre suas principais vantagens do Diesel S-10 estão a inovação e a preocupação com o meio ambiente.

Diesel BS-500

O Diesel BS-500 possui teor de enxofre máximo estipulado em 0,05%, ou 500mg/kg.

Obrigatoriamente, ele é comercializado em regiões metropolitanas, de acordo com normatização da ANP.

Esta medida se dá em razão do monitoramento na emissão de poluentes.

Motores estacionários, isto é, geradores de energia fazem bastante uso deste tipo de diesel, que é de fácil reconhecimento.

De cor avermelhada e aspecto límpido e isento de impurezas, o Diesel BS-500 também é utilizado em veículos a diesel cuja fabricação são anteriores a 2012.

A verdade por trás do melhor diesel

No quesito meio ambiente, é correto dizer que o Diesel S-10 é superior.

Ainda, de uma forma geral, o óleo diesel com maior número de cetano (48 para o S-10 e 42 para o BS-500) em sua composição tende a proporcionar mais qualidade na ignição e combustão.

Entretanto, também é válido pensar que guardadas as especificidades de cada motor, a escolha do melhor diesel está ligada à eleição de um bom fornecedor.

Não colocar em risco a vida útil das máquinas ao fazer uso de combustíveis de péssima procedência é essencial.

Aqui no Centenário Diesel, com frequência percebemos queixas de clientes que precisaram investir altas cifras no conserto de seus motores por conta de combustível adulterado.

Sempre repetimos por aqui que o barato sai caro.

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