O tipos mais populares e mais acessíveis no mercado: o Diesel comum, também chamado de S500, e o Diesel S10. Hoje vamos falar sobre as diferenças que existem entre eles.

O Diesel Comum, ou S500, significa que há 500 partes de enxofre por milhão. Enquanto o S10 se refere ao combustível com 10 partes de enxofre por milhão. Os dois produtos podem ser usados por motores de caminhão e de ônibus. No entanto, o S500 é indicado para veículos movidos a diesel com fabricação até o ano de 2012. Já o S10 é indicado para veículos mais novos, menos resistentes para receber quantidades maiores de enxofre.

S10 = Qualidade do motor e do meio ambiente

O excesso de enxofre provoca corrosão das peças danificando o motor mais facilmente. Por isso, motores mais novos não devem receber o Diesel S500 e sim o S10. Além da baixa quantidade de enxofre e alta quantidade de cetano, bons para o desempenho do motor, o Diesel S10 possui em sua composição 8% de biodiesel. Essa combinação reduz a emissão de partículas nocivas ao meio ambiente.

A composição do óleo diesel também reflete no desempenho do motor. O Diesel comum, S500 possui um número de cetano igual a 42. Já o S10 tem cetano igual a 48. Quanto maior a quantidade desse componente, melhor o funcionamento da ignição e da combustão. Assim, o S10 oferece um desempenho melhor.

O Diesel S10 é transparente podendo a chegar a uma tonalidade mais amarelada. Já o Diesel Comum tem cores que variam entre amarelo escuro, laranja e marrom.

Qual óleo diesel usar?

Usar S10 em um carro antigo, pode ser um gasto desnecessário, já que é muito provável que o seu motor não absorva e nem reproduza todas as qualidades e efeitos positivos do S10, por ser uma peça mais antiga.

O motor que recebe o Diesel S500 há muitos anos deve ter algum resíduo do produto no seu interior. Esses resíduos, quando entrarem em contato com o Diesel S10, poderão provocar alguma alteração ou efeito indesejável no motor.

Por outro lado, usar o Diesel S500 em um veículo novo, preparado para usar um S10, pode causar danos e um deles é a troca precoce do motor.

O ideal é que seja escolhido um único tipo de óleo Diesel, de acordo com as características do veículo.

Faça uma cotação.

A Centenário Diesel é uma empresa atuante no segmento TRR (Transportador Revendedor Retalhista) revendendo óleo diesel (BS-500; BS-500 aditivados; S-10; S-10 aditivados e marítimo) e Arla 32.

A qualidade dos produtos somada à eficiente política de comercialização e ao aprimoramento de todos os serviços nos permite atuar com mais competitividade no mercado, oferecendo melhores produtos e serviços com total segurança e tranquilidade aos nossos clientes.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

Centenário Diesel