O Diesel S-10 atende às tecnologias de desenvolvimento de motores que emitem menos poluentes.

O óleo diesel, obtido a partir de destilação, é um dos derivados do petróleo. Compõe-se basicamente por hidrocarbonetos (átomos de hidrogênio e carbono) e, em menor proporção, nitrogênio, enxofre e oxigênio.

Nos últimos anos, os motores movidos a diesel vêm apresentando inovações significativas, com o objetivo de proporcionar maior economia e poluir menos o meio ambiente. De tempos em tempos, as legislações ambientais estabelecem normas para o controle de emissão de poluentes. O Brasil é rigoroso na adoção de metas em busca da melhoria da qualidade do ar. 

Contudo, o diesel evoluiu para S-1800, S-500, S-50 e S-10. Este último é o mais avançado e opera com as tecnologias Selective Catalytic Reduction (SCR ou redução catalítica seletiva — Arla 32) e Exhaust Gas Recirculation (EGR ou recirculação de gases do escapamento).

Foi em 2014 que oficialmente o Diesel S-10 passou a ser introduzido no Brasil, em conformidade com as regras de comercializações dispostas na Resolução ANP nº 65/2011.

Vantagens do Diesel S-10

Em sua composição, o Diesel S-10 pode possuir o teor máximo de enxofre de 10ppm, isto é, existem 10 miligramas de enxofre para cada quilo do líquido, muito pouco em comparação ao diesel tradicional. 

O Diesel S-10 pode ser utilizado em veículos automotivos, máquinas agrícolas, industriais e de construções. Tem aspecto bastante claro, quase amarelado. Entre suas principais vantagens do Diesel S-10 estão:

Inovação

É um combustível inovador, que garante melhor desempenho, apresentando excelente potência em máquinas preparadas para recebê-lo.

Preocupação com o meio ambiente

As características do Diesel S-10 o tornam menos poluente, porque diminuem a quantidade do óxido de nitrogênio em até 98% e a de óxido de enxofre e outros materiais particulados em até 80%.

Mais tempo sem troca de óleo lubrificante

O Diesel S-10 garante motor mais limpo. Desta forma, menos resíduos são absorvidos pelo lubrificante, fazendo com que ele dure muito mais tempo. Além disso, as baixas taxas de enxofre também contribuem para a presença de  poucos resíduos. Por isso, outra boa consequência é com relação à manutenção do motor, que não precisa ser tão frequente.

Motores antigos

A princípio, qualquer veículo ou equipamento movido a diesel pode receber o Diesel S-10. No entanto, é preciso estar atento: motores e bombas injetoras muito antigas não foram preparadas para trabalhar com a baixa lubricidade deste combustível. Pode ocorrer o entupimento das mangueiras e bicos, porque o Diesel S-10 limpa a sujeira, podendo, portanto, levar alguns sedimentos ao sistema de combustível.

Além disso, em geral, estes equipamentos não possuem a tecnologia requerida para a queima adequada deste tipo de diesel. Como consequência, a performance dos motores pode acabar prejudicada, para além dos possíveis danos.

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