O motor diesel requer cuidados. Quanto mais cautela, mais vida útil. 

A vida útil de um motor diesel varia conforme uma série de fatores. Por isso, a gente começa esse artigo já deixando claro que não há uma resposta clara para esse questionamento.

O que se sabe ao certo é que qualquer problema nos motores geram uma verdadeira dor de cabeça. A boa notícia é que determinados cuidados periódicos podem afastar qualquer acontecimento indesejado. E nesta lista de cautelas está também o fato de que peças genuínas são sempre a escolha mais segura.

Você já deve saber, mas não custa relembrar: a importância da manutenção preventiva ganha os holofotes quando o assunto é a vida útil dos motores, especialmente dos caminhões.

A seguir, desmembramos algumas partes fundamentais dos motores para você entender melhor e não deixar de esquecer de revisar sua frota com frequência. Confira!

Vedações e juntas

Essas são as responsáveis por evitar vazamentos, bem como a entrada de partículas no motor. Depois de muito tempo sem manutenção, o motor pode apresentar dilatação térmica.

O resultado é torção, retração ou expansão das chamadas partes móveis. Entram em ação as juntas genuínas, que trabalham para manter tudo vedado, ainda que diante de severas utilizações.

Bomba de óleo      

Eis o coração do motor. Para a bomba de óleo, falhas não são aceitas, uma vez que comprometem a lubrificação do motor. A consequência mais grave é o travamento total do propulsor.

Este é o motivo por que optar por peças originais é sempre uma escolha assertiva: elas têm menor nível de porosidade, o que faz com que haja menos trincas e vazamentos.

Pistões e anéis      

Estes são outros responsáveis pelo aumento da vida útil do motor diesel, especialmente quando são peças genuínas. Isso porque a boa procedência dos materiais, neste caso, garante que o consumo de óleo lubrificante seja mantido dentro do previsto. Bons acabamentos de pistões e anéis ainda evitam riscos de danos ao cilindro e a um eventual travamento de motor.

Bomba d’água

A bomba d’água tem o papel de resfriar o motor. Ela é essencial para o bom funcionamento do propulsor, motivo pelo qual quaisquer falhas tendem a gerar superaquecimento.

É comum que peças de má qualidade comprometam a refrigeração do sistema e provoque falhas graves na circulação de água pelo motor diesel.

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O diesel de qualidade e boa procedência, adquirido por meio de um TRR certificado, é outro fator determinante para o alargamento da vida útil e segura do motor. Os combustíveis adulterados são o maior exemplo de que o barato sai caro.

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