Embora popular, existem muitos mitos e verdades sobre o óleo diesel utilizado por veículos de grande porte.

O óleo diesel é um combustível fóssil, obtido em refinarias a partir da destilação fracionada do petróleo e constituído basicamente por hidrocarbonetos.

Empregado como combustível em motores, recebeu esse nome por conta do engenheiro alemão Rudolf Diesel, o qual desenvolveu um método para explorar a reação química a partir da mistura de oxigênio e óleo.

Em termos de características, o diesel tem aspecto límpido, toxicidade média e não apresenta resíduos sólidos em sua composição.

Além de inflamável, também pode ser considerado pouco volátil. É utilizado em motores de ignição por compressão e de combustão interna de ônibus, caminhões e veículos de grande porte.

Também é empregado nos segmentos ferroviário e náutico, além de ser utilizado para geração de energia.

Conheça alguns mitos e verdades sobre do óleo diesel ou gasóleo, como também é conhecido.

Confira neste artigo:

  • Mitos e verdades sobre o óleo diesel
    • 1. Motores diesel dão prejuízo?
    • 2. O óleo diesel tem enxofre em sua composição?
    • 3. Existe mais de um tipo de diesel?
    • 4. No Brasil, o diesel é menos utilizado?
    • 5. O óleo diesel tem prazo de validade?
    • 6. Diesel não funciona bem no inverno?
    • 7. Motores diesel são mais econômicos?
    • 8. Diesel funciona melhor em grandes altitudes?
  • Sobre diesel, o Centenário entende
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Mitos versus verdades no mundo do diesel

Com frequência surgem dúvidas neste universo tão complexo que é o dos combustíveis. Reunimos um compilado de curiosidades e resolvemos esclarecer tudo para você.

1)    Motores diesel dão prejuízo?

Mito. Isoladamente, os motores diesel não causam prejuízo algum. No entanto, a manutenção de motores deste gênero pode, sim, ser mais cara.

Mas se você já é familiarizado com o assunto, sabe que quando são feitas as manutenções regulares, respeitados os prazos, a durabilidade do motor vai ser muito mais alargada.

Além disso, contar com diesel de boa procedência é também fundamental.

2)    O óleo diesel tem enxofre em sua composição?

Verdade. O diesel é obtido a partir do refinamento do petróleo. Em sua composição, há hidrogênio, átomos de carbono, oxigênio, nitrogênio e pequenas quantidades de enxofre.

Estes elementos juntos são os responsáveis pela cor e odor do combustível.

Mas atenção: de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o teor de enxofre é adotado e reconhecido mundialmente como indicador do tipo de óleo diesel e da boa qualidade do produto (quanto menor o teor de enxofre, melhor).

3)    Existe mais de um tipo de diesel?

Verdade. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), há duas categorias de óleo diesel comercializadas no Brasil: o de uso rodoviário, usado para máquinas e veículos automotivos (S10 e S500) e também chamado de “metropolitano”; e o não rodoviário (S1800), que se destina aos transportes ferroviários e à geração de energia elétrica.

4)    No Brasil, o diesel é menos utilizado?

Mito. Embora desde a década de 70 haja proibição à venda de carros de passeio com motores diesel (Portaria nº. 346, de 19 de novembro de 1976), este ainda é o combustível mais utilizado no país.

Caminhões e ônibus, além de veículos cuja carga tenha capacidade maior que uma tonelada, como os offroads, utilizam diesel em seus motores.

Além disso, ele ainda é fonte de energia para uma série de equipamentos, como geradores.

5)    O óleo diesel tem prazo de validade?

Verdade. A utilização de óleo diesel após más condições de armazenamento pode ser extremamente nociva. Há prazo de validade para o combustível, que, caso esteja velho, pode oxidar, danificando os motores no momento da queima.

Dica preciosa: adquirir óleo diesel de qualidade é fundamental para a vida útil dos motores. Por isso, seja criterioso e verifique sempre a procedência.

6)    Diesel não funciona bem no inverno?

Mito. Na realidade, o diesel comum pode gelificar em temperaturas baixas. Abordamos este assunto aqui no blog recentemente, inclusive.

No entanto, os designs mais modernos de motores deste gênero já têm resolvido o problema, a partir de blocos de aquecimento que impedem que esse processo ocorra.

 

7)    Motores diesel são mais econômicos?

Verdade. Uma das vantagens dos veículos com motores diesel é justamente a economia de combustível. Estima-se que veículos pesados possam fazer entre 25 e 30 quilômetros por litro com o diesel.

Isso porque eles funcionam com ignição por compressão, ou seja, a combustão ocorre pela compressão do combustível e do ar dentro da câmara. Já os motores movidos à gasolina trabalham com velas de ignição.

Algumas estimativas apontam que motores diesel podem ser de 20 a 40% mais eficientes do que os motores a gasolina.

8)    Diesel funciona melhor em grandes altitudes?

Verdade. Os motores que funcionam à base de gasolina operam em uma proporção específica de combustível e ar.

Por esta razão, como em grandes altitudes, o ar é rarefeito, estes motores precisam adicionar menos combustível para manter a proporção perfeita, o que afeta o desempenho.

Os motores diesel, por sua vez, contam com turbocompressores que bombeiam mais ar para as câmaras de combustão, independentemente de quão rarefeito está o ar.

Assim, mais combustível é injetado nas câmaras e com isso, o desempenho não é afetado.  

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