O óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil em motores pesados, simplesmente porque oferece um desempenho superior se comparado à outros combustíveis. E existem diferentes tipos desse derivado do petróleo como o BS-500 e S-10 que são os mais comercializados e mais fáceis de encontrar nos postos de combustíveis. Você sabe quais são as principais diferenças entre eles?

A primeira está na aparência. A do Diesel S-10 é límpida e incolor, podendo adquirir uma coloração levemente amarelada pela adição de biodiesel, e o Diesel S-500 recebe adição de um corante vermelho para diferenciar.

Melhor desempenho

Os veículos abastecidos com S10 têm melhor desempenho. Isso porque óleo diesel que possui maior número de cetano em sua fórmula tem mais qualidade na ignição e melhor combustão. Enquanto o índice de cetano do óleo S500 é 42, o do S10 é 48.

Quer que seu motor dure mais? Mais uma vantagem paras o Diesel S10! Ele possui menor quantidade de enxofre, e quanto menos enxofre, menor será a corrosão das peças do motor.

Menos poluente

O Diesel S10 tem menor grau de enxofre que o Diesel S500. Aliás, é essa quantidade que nomeia dos dois combustíveis: enquanto o S500 carrega 500 partículas de enxofre por milhão, o S10 possui 10 partículas por milhão. Ou seja, o S500 é bem mais poluente do que o S10.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) o S500 não pode ser utilizado em veículos produzidos depois de 2012, entretanto, a utilização do Diesel S10 também é recomendada para veículos fabricados antes de 2012.

Além disso, o Diesel S10, por possuir mais hidrogênio do que o S500, tem mais capacidade solvente e, dessa forma, elimina os sedimentos de sujeira, acumulados no tanque e em todo o sistema do combustível – bomba de gasolina e filtro.

ARLA 32

Já o ARLA 32 é uma solução não inflamável, não tóxica, não perigosa e não explosiva e, portanto, muito segura. ARLA é a abreviação de Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) Automotivo. O número 32 refere-se ao nível de concentração da solução (32,5%).

Não é nocivo ao meio ambiente e está classificado na categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco. Eçe Atua nos sistemas de exaustão como agente redutor de emissões de óxidos de nitrogênio (Nox) convertendo as partículas em nitrogênio e água, e assim reduzi em até 98% as emissões de óxido de nitrogênio, que além de altamente poluente, é nocivo à saúde.

O ARLA 32 é um fluído automotivo que é abastecido em reservatório específico, sendo a solução injetada diretamente no sistema de exaustão e reagindo com os gases do escapamento.

Além disso, o ARLA 32 ainda promove a economia de combustível, fazendo compensar ainda mais o investimento.

Faça uma cotação.

A Centenário Diesel é uma empresa atuante no segmento TRR (Transportador Revendedor Retalhista) revendendo óleo diesel (BS-500; BS-500 aditivados; S-10; S-10 aditivados e marítimo) e Arla 32.

A qualidade dos produtos somada à eficiente política de comercialização e ao aprimoramento de todos os serviços nos permite atuar com mais competitividade no mercado, oferecendo melhores produtos e serviços com total segurança e tranquilidade aos nossos clientes.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

Centenário Diesel