O motor diesel (ou motor de ignição por compressão) é derivado da destilação do petróleo bruto. Ele opera em baixas rotações, mas em alta compressão, isto é, a combustão ocorre pelo aumento da temperatura provocado pela compressão do ar. Caminhões, ônibus, embarcações marítimas, máquinas de obra e agrícolas, bem como geradores e motores pesados utilizam este combustível, que é verdadeiramente sinônimo de confiança.

De fato, para veículos pesados, o óleo diesel é soberano. A explicação para isso é o fato de que a tecnologia a diesel é muito mais moderna, porque trabalha a altas taxas de compressão, permitindo um maior aproveitamento da potência do motor e a injeção direta do combustível.

Close-up, de, bomba gasolina, bicos, em, posto gasolina Foto gratuita

A seguir, além de esmiuçar as vantagens, também levantamos alguns contras do diesel em motores de veículos pesados. Confira:

Vantagens:

  • Financeiramente mais vantajoso

Sim, ele é amigo do bolso, porque uma das maiores vantagens dos motores a diesel é a economia de combustível. Diferentemente dos motores que recebem gasolina ou etanol, veículos pesados podem fazer entre 25 e 30 quilômetros por litro. Em uma obra, por exemplo, na qual são necessárias máquinas, este custo pode reduzir significativamente.

  • Maior durabilidade dos motores

Como você já viu mais acima, o óleo diesel requer muito mais tecnologia em seu desenvolvimento. Por isso, os motores movidos a este combustível são mais robustos e têm maior durabilidade, fatores essenciais para a vida útil do veículo.

Desvantagens:

  • Manutenção mais cara

Embora o motor diesel seja mais durável, muito em função da tecnologia, sua manutenção tende a ser mais onerosa. Ainda assim, optar pelo óleo diesel nos motores é uma alternativa muito mais econômica.

  • Motor faz mais barulho

Para muitos, esta nem seria uma desvantagem. Mas os motores diesel tendem a emitir mais ruídos, sim. O motivo é que quando o motor funciona a gasolina, a ignição ocorre no momento da faísca, já no caso dos motores diesel, acontece na compressão, por isso o barulho. A boa notícia é que a tecnologia também está minimizando este fator. Já existem medidas que atenuam esta questão, como calibragens e materiais abafadores para as máquinas.

E a questão do meio-ambiente?

A questão da poluição produzida pelos motores diesel é polêmica e não consensual, embora já existam muitos estudos a respeito. Enquanto derivado do petróleo, sabe-se que ele emite gases nocivos, tal qual a gasolina, por exemplo. No entanto, a tecnologia também tem avançado e tentado minimizar este fator. Motores diesel já possuem catalisadores e ótimos filtros capazes de diminuir a emissão de gases na atmosfera. 

Conheça a Centenário Diesel

Agora que está por dentro das vantagens e desvantagens do diesel, vamos conversar? Se ainda não conhece com a Centenário, está mais do que na hora! Estamos desde 1982 no segmento TRR (Transportador Revendedor Retalhista), atuando com excelência na revenda de óleo diesel BS-500; BS-500 aditivados; S-10; S-10 aditivados e marítimo e Arla 32. 

Entre em contato conosco e faça uma cotação sem compromisso!