O frio está chegando – esteja atento ao óleo diesel dos seus motores no inverno, ainda mais no sul do Brasil.

Com a chegada da estação mais fria do ano, é preciso ficar atento a ainda mais cuidados com os motores.

O óleo diesel no inverno, em especial, exige cautela, porque as mudanças climáticas podem influenciar seu funcionamento de forma drástica. E para quem mora na gelada região sul do Brasil, as precauções devem ser ainda maiores.

A propósito, a poucos dias da chegada oficial do inverno, já cabe o alerta: tanto Rio Grande do Sul quanto Santa Catarina podem ir se preparando para temporadas de frio extremo nos próximos meses.

A má notícia, que assombra muitos caminhoneiros e produtores rurais todos os anos, é que temperaturas muito baixas podem cristalizar a parafina presente no diesel.

O resultado é uma série de problemas dos quais o seu bolso certamente não vai gostar. Neste artigo, vamos explicar melhor a relação entre frio e diesel! Boa leitura!

 Você vai ler neste artigo:

  • Mudanças climáticas podem influenciar no óleo diesel
  • Por que o frio pode prejudicar o óleo diesel?
  • Aposte em um excelente otimizador orgânico
  • Anote aí: dica preciosa dos especialistas Centenário Diesel
  • Invista em um TRR de boa procedência

Mudanças climáticas podem influenciar no óleo diesel no inverno

Nem só o frio! Você sabia que a temperatura é um fator importante e decisivo quando nos referimos ao óleo diesel? O fato é que quando o combustível é armazenado, o ideal é que jamais seja exposto a altas ou baixas temperaturas.

Pareceu confuso e desafiador? Entendemos perfeitamente, mas é isso mesmo. Quaisquer extremos são prejudiciais, neste sentido. Isso significa que as mudanças climáticas podem influenciar diretamente o comportamento do combustível – e não só do diesel, em todos os motores.

Mas para amenizar esta informação, temos uma boa nova: há alternativa para lidar com os desafios do óleo diesel versus clima! Antes, mais um pouco de teoria.

Por que o frio pode prejudicar o óleo diesel?

Agora que você viu que as mudanças climáticas podem ser vilãs quanto o assunto é diesel, fica mais fácil compreender a relação entre o combustível e o frio.

Um dos problemas maisrecorrentes com o óleo diesel no inverno é seu congelamento, bem mais veloz em comparação a outros combustíveis.E se todos precisamos nos proteger do frio, não é diferente com os motores!

O fato é que o óleo diesel é composto pela adição de 12% de biodiesel, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental. Esta adição, apesar de contribuir com a natureza, deixa o diesel mais frágil quando submetido a temperaturas baixas.

Quando a temperatura é reduzida bruscamente, os ésteres graxos saturados, presentes na composição do biodiesel, podem congelar. Além disso, também pode haver a cristalização dos hidrocarbonetos saturados do diesel.

E se isso acontecer sem quaisquer precauções, é melhor estar preparado para alguns danos:

  • Perda da potência do motor ou até mesmo parada total;
  • Entupimento dos filtros e impedimento da fluidez do diesel;
  • Problemas na ignição e para gerar combustão.

Mas como solucionar este problema? É o que o Centenário Diesel conta para você a seguir.

Aposte em um excelente otimizador orgânico

O ideal é apostar em um aditivo de confiança: no Centenário Diesel, revendemos o A4000, um componente otimizador seguro, desenvolvido especialmente para o tempo frio. Sua formulação foi desenvolvida visando a uma série de benefícios aos motores.

O A4000 é a melhor alternativa para manter a qualidade do diesel, sem comprometer o motor, quando o inverno resolve pegar pesado. Vale o investimento, porque o produto rende (e muito!).

Para se ter ideia, em um rápido cálculo, é possível estimar que uma embalagem de 1 litroseja suficiente para eliminar o congelamento do óleo diesel em 4m³ (4 mil litros).

E os benefícios são muitos. Além de ação contra o congelamento, existem outros atributos do A4000. Podemos destacar:

  • Auxilia na combustão limpa (sem fumaça preta);
  • Retarda a oxidação;
  • Ação dispersante (dispersa água);
  • Melhora o desempenho dos equipamentos, devido à ação de lubricidade;
  • Aumento da vida útil das peças;
  • Contém ativos biodegradáveis;
  • Evita entupimentos e impurezas.

E como se não bastassem todos estes benefícios, ainda tem mais: o A4000 foi desenvolvido para limpar o combustível e deixá-lo livre de bactérias e borras. Aqui na Centenário, talvez sejamos suspeitos para falar, mas, de fato, é isso que a gente chama de um belo otimizador!

Anote aí: dica preciosa dos especialistas Centenário Diesel

A baixas temperaturas, respeitar o tempo de ação do sistema de pré-aquecimento dos motores movidos à diesel é fundamental. Além disso, sempre que possível, não se deve fazer com que o motor se esforce demais antes do atingimento de sua temperatura ideal (entre 5 e 10 minutos, dependendo da temperatura ambiente).

Invista em um TRR de boa procedência

Conclusão: adquirir óleo diesel de qualidade é imprescindível em qualquer situação climática. Não há como fugir disto! E sempre que possível, é primordial se precaver.

Por esta razão, o seu agronegócio ou empresa precisa contar com o Centenário Diesel. Estamos desde 1982 no mercado, atuando como TRR (Transportador, Revendedor e Retalhista). Clique aqui para ler todos os benefícios de utilizar um serviço de TRR.

Ao longo de todos estes anos, nos orgulhamos porgarantir a excelência de nossos produtos e serviços. O melhor é que podemos afirmar que estabelecemos verdadeiras relações de parceria com os nossos clientes. Inclusive, muitos integram nossa carteira de clientes desde os anos 80.

Estamos em Canoas, Cachoeira do Sul e Uruguaiana. Não deixe de fazer um orçamento conosco. A Centenário abastece o seu crescimento e leva energia até sua empresa, frota, geradores, maquinários ou propriedade rural, independentemente da estação do ano! Esperamos o seu contato pelos telefones que estão no rodapé aqui do site. Se preferir, faça sua cotação online agora mesmo, clicando aqui.