O óleo diesel está cada vez mais eficiente e menos poluente, especialmente por causa da redução de seu teor de enxofre e dos prejuízos evitados com o combate à contaminação do diesel.

A indústria petrolífera brasileira estima reduzir as taxas de enxofre do diesel comercializado no país para níveis mais próximos dos praticados na Europa, cumprindo o plano da ANP. As regras atuais permitem teores de até 500 ppm (partes por milhão) no diesel comercializado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em pouco mais de 200 outras cidades, valores muito distantes dos aceitáveis pelas regras europeias.

Derivado do petróleo, o óleo diesel é composto de hidrocarbonetos, nitrogênio, enxofre e oxigênio. Com usos e aplicações diversos, ele pode ser encontrado em vários tipos no mercado, que se diferem, principalmente, de acordo com a concentração de enxofre. O diesel S10, por exemplo, possui 10 ppm (partículas por milhão) de enxofre, ao passo que o diesel S500 apresenta 500 ppm.

O tipo do petróleo extraído no Brasil é chamado parafínico ou pesado, que tipicamente apresenta concentrações do produto superiores aos óleos do tipo leve ou naftênico.

O enxofre é encontrado na natureza tanto in natura quanto na forma de compostos metálicos de chumbo (PbS), zinco (ZnS), ferro (FeS2) ou na de sulfatos minerais presentes nos solos sedimentares de onde o petróleo é extraído, o enxofre se mistura ao produto e termina por se incluir na composição química de seus derivados.

Diferenças na taxa de enxofre do óleo diesel

A redução da taxa de enxofre do óleo diesel gera algumas diferenças. Além de emitir menos gases poluentes, há menor acúmulo de resíduos no motor e nas válvulas. Assim, a eficiência é mantida por mais tempo, com necessidade de intervenções e gastos com manutenção menos frequentes.

Menores taxas de enxofre implica em menor poluição e melhor desempenho dos equipamentos.

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