O Agente Redutor Líquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo (Arla 32) é uma solução não inflamável e não tóxica, de alta qualidade e pureza, utilizada como reagente pelo sistema de redução catalítica.

O número 32 de seu nome deve-se ao nível de concentração da solução de ureia (32,5%) em água desmineralizada. Mas antes de entendermos se o Arla 32, é preciso esclarecer sua utilidade e benefícios. Confira!

Para que serve o Arla 32?

Ao contrário do que muitos imaginam, o Arla 32 não é um combustível ou aditivo, mas uma solução líquida exclusiva para veículos que possuem sistema de redução catalítica seletiva (SCR).

Ele age para auxiliar na redução da emissão de poluentes oriundos daqueima do óleo diesel.

Em condições normais, trata-se de uma substância inodora e incolor, isto é, sem cheiro e sem presença de cor.

Quais as vantagens do Arla 32?

O principal benefício é que a substância é mais eficiente do que qualquer outra tecnologia.

O Arla 32 converte as partículas de óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e água.

Tal reação faz com que sejam reduzidas em até 98% as emissões de óxido de nitrogênio, que é poluente e nocivo à saúde.

Além de contribuir para a economia de combustível, o Arla 32 é basicamente a solução para estar de acordo com as exigências do mercado e fazer com que os motores trabalhem de forma mais sustentável.

O Arla 32 oferece riscos?

E vamos direto ao motivo principal deste artigo: saber se o Arla 32 é perigoso.

A resposta é não! Trata-se de um reagente não inflamável e nem explosivo, sendo, portanto, muito seguro.

Em caso de contato com as mãos ou outras partes do corpo, basta lavar o local com água corrente.

Da mesma forma, o Arla 32 não é prejudicial ao meio ambiente, estando classificado na categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco.

A propósito, esta é uma substância que atende aos critérios da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP. A exemplo de outras legislações pelo mundo, existe lei que obriga os veículos movidos a diesel a empregarem tecnologia que reduza a emissão de poluentes. A natureza agradece!

Obrigatório para caminhões e ônibus

É justamente de acordo com a legislação que desde 2012, a maior parte dos veículos pesados produzidos no Brasil contam com a tecnologia SCR.

É o caso de caminhões e ônibus. Para estes, o uso do Arla 32 é obrigatório.

O abastecimento de veículos com sistema SCR é muito semelhante ao do diesel. Entretanto, o Arla 32 não deve ser misturado ao combustível.

Em geral, ao lado da tampa do tanque de combustíveis, há outro compartimento onde deve ser inserido o Arla 32.

Contate a Centenário

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