Além de toda a habilidade na produção, o agricultor ainda precisa planejar seu combustível. Economizar diesel na lavoura não é tarefa complicada, desde que haja planejamento.

É normal associarmos “energia” à rede elétrica. Nosso dia a dia está atrelado a ela. No entanto, na lavoura, os produtores utilizam também outro combustível fundamental. 

O diesel é o que move máquinas de colheita, sendo decisivo para o bom rendimento das safras. Economizá-lo é sempre a palavra de ordem pelo produtor. Em nosso artigo de hoje, propomos 3 dicas para aplicar no campo, mantendo bons resultados e dando aquele respiro no bolso.

Economizando energia no campo

Especialmente os agricultores que utilizam sistemas de irrigação têm na lista das maiores preocupações a conta de energia. Isso porque estes processos consomem de forma exagerada, uma vez que dependem de bombas e motores elétricos.

Por outro lado, quando os equipamentos são movidos a diesel, a cautela é focada na procedência do bom combustível. Recentemente, abordamos aqui no blog a respeito da escolha do melhor fornecedor.

Além disso, sabe-se que a eficiência das máquinas está diretamente ligada a uma série de outros fatores, a exemplo das manutenções em dia. Planejamento é a melhor saída na hora de economizar. Mas algumas medidas adicionais também podem ser adotadas. 

Green landscape in a farm Free Photo


Equipamentos em bom estado gastam menos

As revisões das máquinas e geradores periodicamente evitam o consumo exagerado de diesel, porque detectam problemas e permitem a correção com agilidade.

Com relação aos tratores, alguns fatores podem elevar o gasto com os combustíveis. São eles:
  • Pressão dos pneus
  • Motor (ele consome menos quando está na temperatura certa)
  • Patinagem 
  • Câmbio
  • Lubrificação deficitária
  • Uso de marcha equivocada 
  • Desgaste nas engrenagens
  • Resistência ao fluxo de ar no motor (admissão, escapamento ou fluxo interno)

O próprio peso do maquinário também é fator importante. Por outro lado, ainda é comum que os injetores estejam entupidos, mal conectados ou abertos demais. Atenção a estes itens e calibragem dos pneus com frequência precisam entrar no check list do agricultor.


Desligue o motor sempre que possível

Quando o operador precisar parar o trabalho, é fundamental que ele reduza a aceleração para a marcha lenta e aguarde alguns segundos para que a temperatura dos fluidos do equipamento se regularizem para o desligamento do motor. Essa medida gera economia porque não faz com que o motor opere sem uso, além disso, ainda proporciona segurança.


Faça uma planilha de controle dos gastos

Mesmo que o produtor tenha um TRR parceiro e confiável como o Centenário, o controle dos gastos com combustível é fundamental para economizar diesel na lavoura, porque uma planilha consistente permitirá analisar o volume de um período para outro.

Centenário Diesel: você pede, a gente abastece!

Ainda que muito se discuta a respeito do futuro do diesel, ele ainda é a forma mais barata e segura de produzir energia em locais de difícil acesso – realidade do agronegócio. 

Há mais de 18 anos, a Centenário atua no mercado revendendo óleo diesel (BS-500; BS-500 aditivados; S-10; S-10 aditivados e marítimo) e Arla 32. Nós vamos até você com toda a energia necessário para o pleno funcionamento do seu negócio. Conosco o diesel da sua produção está em boas mãos. Vamos orçar? Contate-nos: 51 3031-3633 (matriz).